Qualidades da Postura Científica

Trecho do Capítulo 1 do livro Metodologia Científica (Referência: CERVO, Amado Luiz; BERVIAN, Pedro Alcino; SILVA, Roberto da. Metodologia científica. 6. ed. São Paulo: Pearson, 2010. xii, 162 p.)

…Além das propriedades fundamentais […], poderíamos acrescentar outras tantas qualidades de ordem intelectual e moral que a postura científica implica. Como virtude intelectual, ela se traduz no senso de observação, no gosto pela precisão e pelas idéias claras, na imaginação ousada, mas regida pela necessidade da prova, na curiosiodade que leva a aprofundar os problemas, na sagacidade e no poder de dircenimento. Moralmente, a postura cientifica assume a atitude de humildade e de reconhecimemo de suas limitações, da possibilidade de certos erros e enganos.
A postura cientifica é imparcial; não torce os fatos e respeita escrupulosamente a
verdade. O possuidor da verdadeira postura cientifica cultiva a honestidade, evita o
plágio, não colhe como seu o que outros plantaram, tem horror às acomodações e é
corajoso para enfrentar os obstáculos e os perigos que uma pesquisa possa oferecer.
Finalmente, a postura científica não reconhece fronteiras, não admite nenhuma intromissão de autoridades estranhas ou limitações em seu campo de investigação e defende o livre exame dos problemas. A honestidade do cientista está relacionada, unicamente, com a verdade dos fatos que investiga.
Ler isso é inspirador e deveria ser buscado em todas as áreas…. Que meus alunos de Metodologia Científica incorporem essa mensagem para a vida toda! Pois essa postura não deve se restringir aos espaços acadêmicos, mas sim praticada no exercício profissional de todos!

Sobre Cris Mendes

Professora universitária entusiasta das tecnologias para aprender e ensinar online. Doutora em Gestão & Organização do Conhecimento. Compartilha suas ideias, estudos e pensamentos nos blogs: https://crismnetto.wordpress.com e http://maiscursosonline.blog.br
Esse post foi publicado em citações, Meu doutorado, Pensamentos e marcado . Guardar link permanente.