Visualização de Ontologias: estudos e perspectivas

Estou colhendo os frutos acadêmicos dos estudos do meu doutorado concluído recentemente e assim fiz a publicação em um periódico científico A1. O trabalho é parte do  estudo de revisão de literatura da minha tese desenvolvida no Programa de Pós-graduação de Gestão e Organização do Conhecimento  na UFMG e está na edição número 3 de 2017 revista Informação e Sociedade: Estudos, em co-autoria com a minha orientadora Gercina Lima.

A revista INFORMAÇÃO & SOCIEDADE: ESTUDOS tem por objetivo divulgar trabalhos que representam contribuição para o desenvolvimento de novos conhecimentos entre pesquisadores, docentes, discentes e profissionais em ciência da informação, biblioteconomia e áreas afins, independente de sua vinculação profissional e local de origem, além de publicar, sistematicamente, os resumos das dissertações aprovadas no PPGCI/UFPB. A revista exige a originalidade dos artigos submetidos e que pelo menos um dos autores tenha titulação de doutor.

Abaixo segue o resumo do trabalho:

Resumo

Apresenta os resultados de uma revisão sistemática de literatura que teve como objetivo analisar os estudos e as perspectivas de trabalhos futuros sobre visualização de ontologias. A metodologia foi desenvolvida com aplicação de etapas do processo Proknow-C (Knowledge Development Process – Constructivist) para seleção de um portfólio bibliográfico de 35 referências científicas, publicadas de 2007 a 2017. Entre os resultados da análise, foram identificadas quatro abordagens principais de estudo do tema: apresentação de ferramentas e protótipos; comparação de ferramentas; estudos com usuários e revisão de literatura, sendo que 57% dos trabalhos selecionados eram destinados à apresentação de ferramentas/protótipos. Quanto a perspectivas de trabalhos futuros em visualização de ontologias, destacaram-se quatro temáticas: visualização de ontologias complexas, onde há centenas de elementos; ferramentas para usuários leigos em ontologias; estudos de usabilidade e de requisitos de usuários e avaliação de contribuição cognitiva para usuários. A contribuição deste trabalho se alicerça no delineamento deixado às futuras pesquisas e na legitimação do processo de revisão sistemática como um gerador de conhecimento.

A publicação completa pode ser conferida online na revista: AQUI.

Palavras-chave

Ontologias; Visualização; Visualização de Informação;Revisão Sistemática

Sobre Cris Mendes

Professora universitária entusiasta das tecnologias para aprender e ensinar online. Doutora em Gestão & Organização do Conhecimento. Compartilha suas ideias, estudos e pensamentos nos blogs: https://crismnetto.wordpress.com e http://maiscursosonline.blog.br
Esse post foi publicado em ECI-UFMG, Meu doutorado, Visualização de Informação e marcado . Guardar link permanente.

Gostou do que leu? Então deixe um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s